quinta-feira, 9 de setembro de 2010

22. texto de análise de grupo sobre o que são as constelações organizacinais

7 de dezembro de 2009, segunda-feira.
barra da tijuca, rio de janeiro. shopping downtown, bloco 4, sala 237
texto de estudos e de análise
O QUE SÃO REALMENTE ESSAS CONSTELAÇÕES ORGANIZACIONAIS (1)
sobre o método da constelação sistêmica
o que significa todos aqueles acontecimentos nas constelações? iniciaremos usando a palavra do próprio bert hellinger. através da sua experiência terapêutica e filosófica, ele criou esse método que está sendo apresentado neste livro
STAM: Como funciona o seu método nas constelações?
HELLINGER: primeiro eu terei que explicar como é o meu modelo. ele é derivado da constelação familiar, uma essoa busca individuos que se encontram em um gupo e que representarão membros de sua familia e atribui lugares para eles, de acordo com a relação que existe entre eles e a pessoa. assim que os representantes ocupam os lugares, sentem-se exatamente como as pessoas que elas estão representando, embora eles não conheçam. dessa forma, obteremos uma clara imagem sobre aquilo que esta acontecendo no sistema familiar. quando nós adaptamos esse método para ser usado em uma organização, ele nos apresenta um ótimo esboço da orgnização e a localização dos diferentes membros, departamentos, clientes e outros elementos importantes, uns em relação ao outro.
STAM: o que significa obter uma clara imagem do que está acontecendo?
HELLINGER: digamos que um diretor de uma organização escolhe representantes para seus gerentes e para si mesmo, e que ele faça isso sem pensar muito a respeito. imediatamente ele já obtém uma clara imagem da relação dos gerentes entre si e com relação a ele. o diretor então se surpreende ao perceber que alguns dos gerentes se viram de costas para ele e se direcionaram para algo que está fora da organização. ele não havia percebido isso antes.
STAM: o que significa quando o senhor diz que eles estão olhando para outra coisa que está fora da organização e não para ele?
HELLINGER: significa que eles não estão satisfeitos com o que está acontecendo dentro da organização. pode ser que o diretor exerça sua autoridade de uma determinada maneira que não dá suporte aos seus gerentes. por isso eles se sentem inseguros e sentem também que a organização não pode daar o seu melhor para eles. se essas pessoas forem pessoas capacitadas, então olharão para outro lugar onhde poderão exercer bem o seu trabalho.
STAM; e aí?
HELLINGER: se nos deparamos com uma situação assim nos perguntamos então quais seriam as medidas necessárias a serem tomadas para melhorar essa situação. o constelador que ajuda o diretor na constelação de sua empresa irá sugerir alguns passos a serem tomados. assim eles buscam, juntos, uma boa solução de como todos os envolvidos podem sair dessa situação.
STAM: como?
HELLINGER: o constelador pode, por exemplo fazer com que o diretor se vire para os gerentes e colocá-los de uma maneira que eles possam olhar para o diretor. pode ser também que alguns deles não encontrem em um lugar correto. por exemplo, um dos gerentes que entrou há pouco tempo na organização tenta assumir o primeiro lugar. isso irrita os outros. o constelador pode, então, colocar todos os diferentes gerentes de todos os departamentos em uma ordem que fará com que todos se sintam bem no lugar onde foram colocados e também sintam que estão no lugar certo.
STAM: as pessoas que estão assistindo à constelação, podem ver também a solução ou somente aqueles que estão dentro dela?
HELLINGER: todos os espectadores, inclusive aquele que fez a pergunta, podem sentir aquilo que os representantes sentem. isso acontece pelo fato de se usarem representantes que não sabem nada dos gerentes nem a situação em que eles se encontram, por isso nenhum representante pode influenciar o outro, no decorrer da constelação. as pessoas da constelação refletem aquilo que está acontecendo na realidade. as pessoas que fazem parte, de verdade, dessa situação conseguem ver, se estiverem de coração aberto, o que está acontecendo na constelação. isso possui um efeito profundo, pois a verdadeira realidade da situação é revelada na constelação.
uma constelação é um meio poderoso que revela o que está acontecendo em uma organização e apresenta a solução para o problema.
nesse momento, nós nos despedimos de BERT HELLINGER.
COMENTÁRIOS DE IVAN LIMA:
na constelação trabalhamos com as emoções e sobretudo com o olhar, que direciona toda a postura do corpo.
falamos claramente quem são os personagens colocados e, ao final, todos falam sobre sua experiência, sem restrições. para dissolver os emaranhados e o cliente se sentir bem é necessário que tudo fique claro, sem esconder nada, seja lá o que for.
ao término da constelação cada um retoma a sua vida e não interferimos nada na pessoa constelada. é ela que deve sentir a sua libertação dos emaranhados, só ela.
(1) publicado em a alma do negócio, de jan jacob stam. http://www.atmaeditoda.com.br/ pg129 e seguinte. texto de estudos por ser um constelador holandez fiel a bert hellinger.
nossas constelações passaram a ser gravadas em vídeo, mas como é um estudo interno, só estará disponível para as pessoas que participarem e também para preservar a privacidade dos constelados.
obrigado. ivanlima

Nenhum comentário: