quinta-feira, 9 de setembro de 2010

20.comentário sobre o filhinho do papai e a filhinha da mamãe

segunda, 16 de novembro de 2009
local: rio de janeiro, barra da tijuca, downtown. av. das américas 500, bloco 4, sala 237
estúdio biodanza
CONSTELACÃO FAMILIAR SISTÊMICA
texto analisado e comentado
O filhinho do papai e a filhinha da mamãe (1)
... a ordem do amor entre o homem e a mulher envolve também uma renúncia, que já começa na infância. o filho, para tornar-se um homem, precisa renunciar à primeira mulher da sua vida, que é a sua mãe e a filha, para tornar-se uma mulher, precisa renunciar ao primeiro homem da sua vida, que é o seu pai. por essa razão, o filho precisa passar cedo da esfera da mãe para a do pai. e a filha precisa retornar cedo da esfera do pai para a da mãe.
permanecendo na esfera da mãe, frequentemente o filho só chega a ser um perpétuo adolescente e queridinho das mulheres mas não um homem. e, persistindo na esfera do pai, a filha muitas vezes só se torna uma perpétua menina e uma namoradinha dos homens, mas não uma mulher.
quando um filhinho da mamãe se casa com uma filhinha do papai, com frequencia o homem busca uma substituta para a sua mãe e encontra na mulher, e a mulher busca um substituto para o seu pai e o encontra no marido. quando, porém, um filho ligado ao pai se casa com uma filha ligada a mãe, eles tem mais chances de formarem um par confiável.
De resto, o filho ligado ao pai costuma dar-se bem com o sogro, e a filha ligada a mãe geralmente se dá bem com a sogra. Já o filhinho da mamãe frequentemente se relaciona melhor com a sogra do que com o sogro e a filhinha do papai melhor com o sogro com que com a sogra.
COMENTÁRIO DE IVAN LIMA
a mãe é o berço. é quem gera, quem amamenta, quem cuida. a menina fica na esfera da mãe, geralmente até os 7 anos e passa para a esfera do pai. ela precisa renunciar ao pai e retornar à esfera da mãe para permanecer durante a adolescência quando menstrua. o menino fica na esfera da mãe geralmente até os 12-14 anos e não se interessa por meninas, quando deve se libertar da mãe para passar para a esfera do pai, onde permanece durante a adolescência, quando começa a se interessar pelas meninas que estão menstruando. nos casos de pais separados acontece, regularmente, que o filho quer morar com o pai nessa idade. ao sair da adolescencia é ótimo quando tanto a menina quanto o menino se sintam mulher plena e homem pleno. é a maneira saudável de nossos filhos se iniciarem no amor. estamos falando de amor, não de sexo.
(1) BERT HELLINGER, no centro sentimos leveza: conferências e histórias, pg.113 e seguinte.

Nenhum comentário: