quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

anorexia e a proposta de cura na visão sistêmica

- você sabe o que é anorexia? - pergunta o constelador a uma paciente que foi anoréxica por vários anos.
- é o inferno. - responde ela.
- a anorexia significa: "eu vou morrer no seu lugar." ou "antes eu do que você, querida mamãe." - responde o constelador e continua...
a dinâmica das doenças fatais,do ponto de vista sistêmico, como a anorexia e o câncer, acontecem porque a pessoa se sente responsável por outras. e carregam os sofrimentos de seus pais, de uma avó, uma tia ou de uma pessoa da família. mas isso está oculto. elas sentem uma ligação muito profunda com esse sofrimento e assumem esse sofrimento que não é dela. carregam, na alma, a idéia mágica de que se pode, com o próprio sofrimento, resgatar outra pessoa do sofrimento.
a solução sistêmica consiste em trazer isso à luz, clarear e colocar o cliente num nível mais elevado. com isso ele se sente muito leve, pois se livra de uma carga que não lhe pertence. na verdade o que acontece é uma expiação por outra pessoa.
EXPIAR: remir culpa, cumprir pena, pagar, sofrer as conseqüências, sofrer, padecer.
EXPIAÇÃO: ato ou efeito de expiar. castigo, penitência, cumprimento de pena.
leia mais sobre o assunto em desatando os laços do destino. editora cultrix, 2004. seminário de bert hellinger em constelações familiares com doentes de câncer em viena, austria, 1996 e também aurélio buarque de hollanda, dicionário.

Nenhum comentário: