sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

adolescência na visão sistêmica e as conseqüências na fase adulta

a criança está ligada ao seu sistema familiar de quem a cuida. o certo para ela é o que os pais ou os representantes dos pais falam e fazem e o errado é o contrário.
aos 13 anos, quando começa a adolescência, começa um duplo sentimento que é o desejo de pertencer ao sistema familiar e a sua lealdade ou o desejo de se desenvolver pessoalmente, segundo a sua própria vontade.
a rebeldia do adolescente existe em função desse duplo caminho que os jovens tem pela frente:
  • ficar fiel aos seus pais
  • seguir as opções pessoais.
quando acontece o adolescente ficar preso a esse conflito, ele não vê condições de seguir o seu caminho e experimenta ser incapaz de tomar decisões. freqüentemente se coloca aprisionado pelas conseqüências incontroláveis de sua indecisão, o que prejudica muito a nova etapa de entrar na vida adulta.
isso é oculto, comum de acontecer e prejudica muito a pessoa na vida profissional e amorosa.
alguns adultos que constelei se comportavam como adolescente até constelar. após a constelação mudaram a atitude e o comportamento.
nas relações de casal existe um característica muito flagrante que é o casal viver anos juntos sem se casarem. via de regra é uma relação adolescente.
AMOR A SEGUNDA VISTA
ontem, se casou um casal que eu fiz quebra de vínculo numa constelação em abril de 2009. apesar de estarem entre quarenta e cinquenta anos, eles estavam numa relação amorosa e haviam vivido juntos anos seguidos. Bert Hellinger chama esse acontecimento de amor a segunda vista e existe um seminário dele sobre este assunto, realizado neste década, em Barcelona.
se desejar de aprofundar sobre esses assuntos leia QUANDO FECHO OS OLHOS VEJO VOCÊ, de úrsula franke e AMOR A SEGUNDA VISTA de Bert Hellinger.
muito obrigado.

Nenhum comentário: