quarta-feira, 17 de novembro de 2010

OBESIDADE: causas e soluções na visão sistêmica

a obesidade nas mulheres costuma estar ligada a uma rejeição oculta da própria mãe, de uma das avós ou (mais difícil) das bisavós. pode gerar um fracasso na profissão e no relacionamento amoroso.
nas constelações a solução é descobrir o oculto e agradecer pela vida.
pela ordem do amor os filhos não devem exigir do pai ou da mãe o que ele ou ela não tem capacidade de oferecer. devem aceitar esses limites. 
nossa mãe já nos deu o que temos de mais precioso que é a nossa vida, juntamente com o nosso pai.
o nosso pai e a nossa mãe são os pais certos para nós, sempre.
outra razão da obesidade, também frequente, é a identificação por uma de suas avós gorda, pode ser materna ou paterna. nos dois casos que exemplifico através de experiência com clientes que foram essas as razões.
o amor não tolera rejeição aos pais, não importando os motivos. a rejeição de uma filha pela sua mãe é um tipo de arrogância e superioridade equivocada, fadada ao fracasso.
MAS COMO PODEMOS RETORNAR AO AMOR POR NOSSOS PAIS ?
nos voltando para eles sem julgamentos, sem diferenciação entre o bom e o mau, aceitando-os como eles são, com profundo amor.
MAS COMO ISSO É FEITO ?
constelando. 
essas considerações são no âmbito geral, baseadas nas experiências reais que tenho tido nos atendimentos e nos seminários de Bert Hellinger.
mas cada caso é um caso e tem uma solução diferente e pessoal para cada cliente.
cada pessoa tem o seu campo e guarda para si a sua visão particularizada, sadia ou doente da realidade acontecida. tudo acontece como acontece. a questão é o que cada pessoa faz com o que ela vive, pensa, assiste e ouve.
quando a visão não é clara, cabe à constelação trazer a clareza: harmonia e amor para o consciente. então tudo fica mais fácil.
é a cura.
HISTÓRIA DE CONSTELAÇÃO COM CASO DE OBESIDADE EM ATENDIMENTO
atendi uma cliente que estava identificada com a sua avó paterna. a cliente estava entrando na terceira idade e quando criança lidou com essa avó nessa fase. a avó não tinha muita higiene com o próprio corpo. a identificação acontecia porque a cliente tinha uma certa repulsa oculta pela avó e ao mesmo tempo a amava e se sentia culpada desse sentimento duplo: de um lado a culpa pela repulsa e do outro o amor por ser sua avó.
isso não era claro, pois estava oculto na alma.
 UMA SEGUNDA EXPERIÊNCIA SOBRE OBESIDADE E O EMAGRECIMENTO DA CLIENTE
atendi outra cliente que tinha um problema de obesidade e não conseguia emagrecer, embora, até a juventude adorava o seu próprio corpo, aos moldes normal.
quando tinha nove anos e foi visitar a avó, levou poucos vestidos e queria usar um vestido da avó, que era muito obesa. e ficou com essa imagem até os vinte e oito anos, quando a atendi.
constatamos que ela amava a avó e estava num processo de obesidade progressivo, até atingir o corpo, com a idade em que a avó morreu. exclarecido o emaranhado ela começou a emagrecer dois quilos a cada quatro dias, até atingir o peso ideal para ela, que era de sessenta quilos.

Nenhum comentário: