segunda-feira, 1 de novembro de 2010

distúrbios da fala na visão sistêmica

quase todos os distúrbios da fala estão condicionados a um fundo sistêmico. por trás de muitos distúrbios está um conflito não solucionado na família, que pode ser alguém que não podia estar presente ou não teve a palavra, porque foi mantido em segredo ou dado em adoção de maneira informal, ou seja, sem documentação. Ou ainda porque, numa família, duas pessoas estavam uma perante a outra, de forma irreconciliável, por exemplo, um agressor e uma vítima.
como conseqüência, um descendente de cada geração apresenta esse distúrbio e não consegue deixar que os dois tenham a palavra, cada um no seu tempo. assim começa a gaguejar.
A gagueira tem um quadro de fundo sistêmico similar a esquizofrenia. Enquanto que, em relação a esquizofrenia o conflito não solucionado se torna visível na confusão mensal, no gago se mostra na fala.
A solução para o gago frequentemente é a mesma para os esquizofrênicos. aqueles que não estão reconciliados na família são colocados um diante do outro (na representação) até que ambos se reconheçam e se reconciliem. quando aparece onde está o conflito real, a pessoa com distúrbio da fala ou esquizofrênia, pode deixar no lugar onde pertence. dessa forma fica livre.
a gagueira pode ter outros panos de fundo. é frequente um gago antes de começar a gaguejar começa a olhar para o lado. isso significa que ele olha para uma imagem interna, para uma pessoa oculta, perante a qual ele tem medo e pela qual começa a gaguejar. quando, numa constelação, o gago pode encontrar a pessoa de forma aberta, prestando-lhe homenagem (uma reverência profunda) até que ela também acolha e lhe mostre o seu amor, o gago pode olhá-la nos olhos e dizer claramente o que sente e o que deseja.
também acontece da gagueira ser provocada por conta de algum segredo guardado pelo pai ou pela mãe, porque provoca medo. quando esse medo é revelado e verifica-se quase sempre que não havia razão para guardá-lo a fala fica clara.
é comum uma criança ter um distúrbio de fala, por exemplo os disléxicos, porque o pai ou a mãe precisa esconder algo. somente quando a mãe ou o pai fala abertamente sobre isso é que o filho tem a possibilidade de deixar de ter o distúrbio e falar normalmente.
por essas razões os fonoaudiólogos são excelentes parceiros dos consteladores, porque podem, a partir desse pano de fundo ser esclarecidos através das constelações, trabalhar melhor com o cliente, exercitando. o exercício é importante, mas para um cura do cliente fica inserido nesse tratamento com os dois profissionais em rede.
o procedimento sistêmico facilita para o cliente, um alívio muito reconfortante. mas é preciso se acostumar. como a pessoa está habituada tem que equilibrar o novo jeito de falar.
muito obrigado.
desenho da coleção de guilherme bragança
guache talens holandês sobre papel arches francês

Nenhum comentário: